Notícias
Secretaria da Saúde e Assistência Social alerta para o risco da febre amarela
A febre amarela é uma doença causada por vírus e transmitida a pessoas e animais através da picada de mosquitos
A prefeitura de Nova Pádua, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, faz um alerta para o risco de transmissão da febre amarela. Nas últimas semanas, alguns municípios da região registraram casos da doença em bugios, o que deixou a região em estado de alerta.
A febre amarela é uma doença causada por vírus e transmitida a pessoas e animais através da picada de mosquitos de espécies silvestres, comuns em áreas rurais e de matas densas. A doença não é transmitida diretamente dos animais para os seres humanos. “Os primatas não humanos, como bugios, saguis e outros, são tão vítimas da doença como os humanos e o aparecimento da doença nestes animais demonstra que o vírus está circulando em determinado ambiente e, portanto, estes animais são considerados sentinelas, cujos óbitos levam ao sistema de saúde a identificar que o vírus está presente nos mosquitos transmissores”, informa Sandrine Severo Atarão, enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da UBS.
A preocupação aumenta à medida que o mosquito aedes aegypti também pode ser portador da doença em áreas urbanas. A febre amarela causa febre, dores no corpo, cansaço, náuseas, vômito, pele e olhos amarelados, entre outros, por isso na presença de qualquer sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. “É uma doença com alta letalidade, mas que pode ser prevenida através de vacina.
Para ampliar o monitoramento da circulação do vírus em nosso município, a Vigilância em Saúde solicita colaboração da população. “Sempre que algum munícipe encontrar bugio ou outro primata morto, deverá entrar em contato imediatamente com o setor de Vigilância em Saúde para que a equipe técnica possa iniciar investigação e demais ações de prevenção”, enfatiza Sandrine.
Ainda segundo a profissional, as pessoas devem evitar fazer trilhas e passeios em áreas de mata. Se for inevitável, devem usar roupas compridas e repelentes. Ao aparecimento de sintomas, as pessoas devem procurar atendimento médico imediatamente. Caso as pessoas encontrem bugios mortos, não devem mexer na carcaça e comunicar imediatamente o Fiscal da Vigilância Sanitária, Paulo Pagliosa, através dos fones (54) 3296.1749 ou (54) 3296.1747.
Fotos: Taisy Scremin
Prefeitura de Nova Pádua realiza repasse de R$ 150 mil para a APAE
A Prefeitura de Nova Pádua real... VER NOTÍCIA
Travessão Barra recebe mais de 1,2 km de pavimentação asfáltica
O Travessão Barra vive uma nova... VER NOTÍCIA
Obra de drenagem no bairro Jorge Baggio busca solucionar alagamentos em Nova Pádua
Intervenção atende deman... VER NOTÍCIA
Prefeito de Nova Pádua recebe reconhecimento por excelência na gestão pública municipal
O prefeito de Nova Pádua, Itama... VER NOTÍCIA
Nova Pádua recebe indicação de emenda de R$ 400 mil para investimentos em infraestrutura rural
O município de Nova Pádu... VER NOTÍCIA
Melhorias em trecho da via do Travessão Curuzu têm início em Nova Pádua
A Prefeitura de Nova Pádua deu ... VER NOTÍCIA

![Modelos Prefeitura ] (5)](UPLarquivos/noticias_3195_20260408111851.png)



