Notícias
Encontro Nacional do Alho reúne mais de 300 pessoas
Evento ocorreu em Nova Pádua na última sexta-feira, 10 de novembro, para debater sobre a cultura
O panorama do mercado do alho movimentou o município de Nova Pádua na sexta-feira, 10 de novembro. O 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho reuniu mais de 300 pessoas, entre produtores, autoridades, pesquisadores e expositores. Os desafios do mercado atual, as perspectivas futuras e a sanidade da cultura foram alguns dos temas debatidos durante a tarde. Autoridades municipais, deputados e lideranças do setor marcaram presença no evento. "Nova Pádua se sente honrada em receber esse encontro tão importante para a categoria, pois a cultura do alho é muito importante para as pequenas famílias produtoras. Sabemos o quanto o tempo de vocês é valioso por estar aqui num dia de sol. Por isso, meu agradecimento e admiração pela presença", frisou o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti. Nos próximos dias a região Sul inicia a colheita deste ano e mesmo tendo diminuído a área as perspectivas são positivas.
Durante o evento, os participantes conheceram mais sobre as medidas protetivas para o alho, o panorama atual do mercado, as pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e também a sanidade do alho. Além disso, a Anapa, a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e a Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa) explanaram sobre as ações realizadas pelas entidades para proteção da cultura e também das dificuldades enfrentadas, especialmente na fiscalização do alho argentino. "Fui eleito presidente da Anapa aqui em Nova Pádua em 2008 e foram muitos anos de trabalho. Às vezes não conseguimos os resultados que queremos, pois a burocracia nos impende e isso nos dói muito. Mas sempre estaremos presentes apesar das dificuldades e continuaremos lutando. O encontro de hoje é uma grande oportunidade de união da cadeia e fortalecimento do setor, além de um debate positivo para seguirmos a colheita de melhor forma", destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Ao final do evento, foi servido um coquetel.
O evento foi realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.
O evento teve o patrocínio do Sicredi e Senar e apoio da Fetag-RS, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco, Cerealista Venturini, Alho Kris, Comércio de Alho Rasador, ZB Agronegócio, Hortipádua, Schiavenin Hortigranjeiros, Alho d'pádua, Hortifruti Sonda, Alhos Galo. Na feira agro o apoio é Grupo DRSUL, Cosmocel, Sollar Sul, Menegon, Tramontini, Vega Corretor de Seguros, Pensou Net, Santana Máquinas Agrícolas, Agropro e Delta Fértil.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Maicon Pan
Prefeitura abre inscrições para o concurso público a partir da quarta-feira, dia 29
Abrem na próxima quarta-feira, di... VER NOTÍCIA
Prejuízos na agricultura se aproximam de R$ 44 milhões em Nova Pádua
A Secretaria da Agricultura de Nova P&aa... VER NOTÍCIA
Autor na Escola na programação da 3ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua
Na programação da 3ª ... VER NOTÍCIA
Prefeitura de Nova Pádua recebe novo caminhão caçamba basculante para a Secretaria de Obras
Na tarde desta segunda-feira, 20 de nove... VER NOTÍCIA
Nova Pádua decreta Situação de Emergência após estragos causados pelos temporais
Após ser atingido por temporais... VER NOTÍCIA
Inscrições abertas para a excursão técnica da Tecnovitis 2023
A Secretaria Municipal da Agricultura e ... VER NOTÍCIA