Notícias
Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura de Nova Pádua promovem 2ª edição da compra coletiva de Calda Sulfocálcica
A encomenda coletiva barateou o custo de aquisição para os produtores, pois o fornecedor realizou a entrega sem a cobrança de frete, com o envase no próprio local da entrega.
Na sexta-feira, 7 de junho, em Nova Pádua, foi realizada a entrega para 25 agricultores do município, de 3.450 litros de Calda Sulfocálcica - ferramenta ecológica e de grande eficiência para o tratamento de pomares e parreirais contra pragas e doenças. O produto foi adquirido na forma de campanha, organizada pela Emater/RS-Ascar com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, sendo esta a segunda edição realizada em Nova Pádua. A encomenda coletiva barateou o custo de aquisição para os produtores, pois o fornecedor realizou a entrega sem a cobrança de frete, com o envase no próprio local da entrega, o que reduziu ainda mais o custo final pela não necessidade de aquisição das embalagens.
Durante a distribuição da Calda Sulfocálcica, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Enio Ângelo Todeschini falou aos agricultores sobre os cuidados a serem tomados antes, durante e após a aplicação, em relação aos aplicadores e às máquinas e tratores utilizados na operação. Todeschini também orientou os agricultores sobre as concentrações indicadas da calda para cada espécie e para cada período, além de instruí-los sobre como fazer a correta diluição. Foi realizada a mensuração da concentração da calda com areômetro de Baumé, sendo constatada uma concentração inicial de 35° Bé, que indica que se trata de um produto de excelente qualidade.
Além do seu uso tradicional no inverno, o extensionista explicou sobre a aplicação em outros estádios fenológicos das frutíferas, como florescimento e fase vegetativa. A Emater/RS-Ascar vem orientando há três anos, em uma propriedade do município, o uso da calda na folhagem do pessegueiro logo após a conclusão da colheita das frutas, visando o controle de pragas como ácaros e cochonilhas, de fitopatias como podridão parda e ferrugem, além de atuar como fonte de cálcio e enxofre na nutrição da planta.
Um material contendo as principais orientações foi entregue aos agricultores pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Emater/RS-Ascar, Willian Heintze. Também participaram do ato o secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Andrei Vezzaro, e a presidente da Câmara dos Vereadores e agricultora, Giseli Boldrin Rossi.
Fonte: Maicon Pan – Assessor de Imprensa – Jornalista MTB 17683 Fotos: Andrei Vezzaro e Giseli Boldrin Rossi
Nova Pádua e Nova Roma do Sul assinam aditivo para obra da ponte e avançam nas tratativas do projeto antigranizo
Na manhã do dia 7 de maio, a... VER NOTÍCIA
Dia D de Vacinação contra a Gripe acontece neste sábado em Nova Pádua
No sábado, 10 de maio de 2025, ... VER NOTÍCIA
Transporte do Posto de Saúde de Nova Pádua segue horários fixos para melhor atender os munícipes
... VER NOTÍCIA
Nova Pádua integra grupo regional para elaboração e implantação do Projeto Antigranizo
Nesta segunda-feira (28/04), Nova Pádua participou de reuni&... VER NOTÍCIA
Nova Pádua promove formação para abordagem inclusiva nas escolas municipais
A Rede Municipal de Ensino de Nova P&a... VER NOTÍCIA
Prefeitura de Nova Pádua amplia horário de atendimento na Farmácia Municipal
A Farmácia Municipal de Nova P&... VER NOTÍCIA